Ir a home de Logitravel.pt

Guias de Viagens de Madeira

Madeira
Madeira

Um belo arquipélago no Oceano Atlântico

A Pérola do Atlântico

A Pérola do Atlântico

Por este belo nome é conhecida a maior das ilhas que compõem o que hoje é chamado de Madeira. Embora muitas pessoas pensam que é apenas uma ilha, estamos realmente falando sobre um arquipélago situado no Oceano Atlântico, próximo às ilhas Canárias e pertence a nação de Portugal. O arquipélago é composto por duas ilhas habitadas: a própria Madeira e Porto Santo, bem como dois outros grupos de Ilhéus desérticos e sem habitar, chamadas Ilhas Desertas e Ilhas Selvagens. Muitos foram os nomes que receberam essas ilhas ao longo do tempo, bem como os famosos personagens associados a elas. Sem ir mais longe, um dos ídolos do mundo do futebol nasceu no Funchal, capital da ilha da Madeira. Evidentemente, estamos a falar do Cristiano Ronaldo. Mas a história também deixou sua marca sobre essas ilhas e tais celebridades como Sir Winston Churchill e a imperatriz Sissi visitaram e admiraram estas ilhas quando ainda viviam.

 

Este belo lugar possui paisagens incríveis, especialmente para os amantes da natureza em sua forma mais pura. Os caminhos para explorar o interior e a costa íngreme da Madeira tendem a seguir os caminhos de traçado pelas levadas, tubulação de água desde o tempo dos conquistadores (s. XV) que cruzam colinas e campos para trazer água para as populações. Os amantes das caminhadas têm um paraíso nesta rede de canais, que formam um conjunto de rotas para cada mais interessante e espectacular.

 

A ausência de grandes praias é talvez o mais notável para os turistas que chegam à Madeira a pensar encontrar um destino de sol e de praia. Mas a ilha tem muito mais do que areia para satisfazer aos visitantes, os quais não se sentirão desapontados. Além disso, as águas que rodeiam a ilha são transparentes, quentes e azuis, a torná-las no paraíso para a fauna tropical e subtropical, perfeito para praticar mergulho e pesca submarina. As piscinas naturais nas rochas também são um ótimo lugar para divertir-se e quem quiser deitar-se numa praia de areia dourada, pode visitar a bela ilha do Porto Santo, onde seu grande arenal também tem propriedades terapêuticas.

 

Vale a pena destacar, deste belo arquipélago, a sua gastronomia. A cultura dos fogões adquire na Madeira uma importância ainda maior, com pratos feitos à base de peixes, frutos do mar e carnes, como sopas, guisados, sobremesas e como não, os vinhos mundialmente famosos da Madeira. Uma visita às adegas da empresa vinícola nos permitirá provar as melhores colheitas destes vinhos, para levar como lembrança uma garrafa de néctar gostoso... E todas as paisagens da Madeira na retina.

Uma das paisagens mais isoladas

Uma das paisagens mais isoladas

A Madeira também é conhecida como a ilha das flores. O viajante ficará surpreendido ao ver as grandes extensões floridas do interior da ilha e suas falésias, que povoam de cor uma ilha que se assemelha a uma selva no meio do oceano. Não em vão, o Parque Natural da Madeira ocupa dois terços da superfície total da ilha, enchendo todo o seu comprimento de reservas naturais terrestres e marinhas. Dentro da vegetação nativa, deverá ser observado os restos das florestas da Laurissilva da Madeira. A ilha foi antigamente coberta por esta espécie quase na sua totalidade, mas os colonos portugueses incendiaram as extensões para estabelecer fazendas e culturas. Florestas que sobreviveram a queima são florestas relictus e foram declaradas Património Mundial pela UNESCO.

 

A origem vulcânica das Ilhas explica em grande parte o seu terreno complicado, os seus altos picos e costas íngremes. A Madeira é um paraíso de vegetação, mas as suas irmãs são ilhas bastante desérticas, com pouca vegetação. No entanto, nelas há também reservas de natureza estabelecida, acima de tudo de tipo marinho. Note-se que a Reserva Natural de Ilhas Desertas é o último refúgio da foca monge ou Leão-marinho do Oceano Atlântico, por outro lado, a Reserva Natural das Ilhas selvagens é um santuário de aves reais. A reserva parcial de baralhado é uma reserva marinha e não é permitido pescar ou qualquer actividade aquática, razão pela qual os amantes do mergulho apreciarão a presença de calmas e enormes garoupas e cobertores, que não se assustam com a presença humana...

 

Porto Santo merece uma menção à parte. Considerado uma pequena jóia da nação portuguesa, sua areia fina e praias são consideradas benéficas para a saúde, devido à combinação das águas do Atlântico com a composição peculiar da areia (com base em restos de animais marinhos). Mas não é a única praia do arquipélago, embora seja considerada a melhor. Ao longo da ilha podemos encontrar praias de seixos e pedras, como em Funchal, uns bons chinelos serão os nossos companheiros inseparáveis durante a viagem. As piscinas naturais são a melhor opção para dar um mergulho no Atlântico, estão cercadas por pedras e as suas águas calmas, mornas e azuis recebem os viajantes que amam o mar. Como curiosidade, indicar que a única praia de areia amarela da ilha da Madeira está localizada no Caniçal e é pequena em extensão.

 

Flores, reservas naturais e um património a conservar

Flores, reservas naturais e um património a conservar

A pesca é uma actividade tradicional na Madeira. Antes que a grande maioria da população da ilha se dedicasse ao turismo (cerca de 75%) as actividades tradicionais foram baseadas na pesca e na agricultura. Por esta razão, a gastronomia da Madeira é muito rica e extensa e seus pratos de peixe merecem estar entre as preparações mais deliciosas das mesas internacionais. A variedade de peixe que é consumida na Madeira é incrível: atum, bacalhau (com mais de trezentas formas de preparação), peixe espada, meros, polvo e lulas. As diferentes formas de preparar oferecem ao viajante novas experiências para o seu paladar. Desde a saborosa caldeirada (uma espécie de sopa de peixe) até a espada preta (peixe espada cozinhada com banana), passando pelo atum com milho frito, polvo ou lula, os sabores alternam-se por pratos que são autênticas delícias.

 

A carne também é protagonista de muitos preparativos, como por exemplo carne vinhal d'alho (carne de porco marinado com alho) ou a espetada de carne ao louro à brasa. E tudo isso, sem esquecer as variadas sopas (como a sopa da Madeira, tomate, cebola e ovo), o bolo caco (pão cozido sobre ferro que acompanha as refeições, deliciosas com manteiga e alho), portuguesa de caldo verde, os caramujos ou cracas, lapas à grella ou o cataplane, um ensopado de terra e mar com amêijoas, salsichas, presunto e pimentão entre os seus muitos ingredientes.

 

Pastelaria da Madeira tem seu melhor representante no bolo de mel, e a grande variedade de frutas de todos os tipos, especialmente as variedades tropicais, podem ser encontradas nos mercados. Banana em todos os lugares, mas também mangas e papaia. Poderá saborear uma salada de frutas saborosa e até mesmo que façam parte de cocktails originais. Embora, é claro, a bebida icónica da Madeira é seu famoso vinho, famoso em todo o mundo. Pode encontrá-lo em quatro diferentes variedades para todos os gostos e paladares: sercial de tipo seco; Verdel-HO, semi seco, suave; Boal, semi doce e Malvasia, vinho doce perfeito para acompanhar a deliciosa gastronomia típica mel sobremesas da ilha.

 

Festeje na Ilha das Flores

Festeje na Ilha das Flores

A Madeira é uma ilha de música, facto desconhecido por muitos viajantes. A promoção das actividades relacionadas com esta arte foi uma óptima iniciativa das instituições locais e fruto deste trabalho é o Festival do Atlântico, que é realizado durante o mês de Junho. Este festival é composto de três eventos principais: o Festival de Música da Madeira, o Concurso Nacional de Fogos de Artifício e o desempenho das Bandas Filarmônicas. Durante os dias do evento, nas ruas do Funchal realizam-se muitas exposições, espectáculos musicais, concertos e eventos, como o Rally volta à Madeira. Dois meses depois são as festas da Nossa Senhora do Monte, especificamente no dia 15 de Agosto. São as festas da padroeira da ilha da Madeira e as suas ruas enchem-se de vida e entretenimento.

 

Em setembro, uma festa muito especial é celebrada na ilha: a festa do vinho da Madeira. Tem lugar nas cidades de Funchal (com exposições, degustações e eventos) e Esteito de Câmara de Lobos. Esta festa é algo que vale a pena ver e é especialmente recomendada. A Festa do Esteito começa com a colheita ao vivo em que a colecção de uva é uma parte fundamental no qual pode tomar parte tanto habitantes da ilha, como turistas e viajantes. A colheita segue um desfile e termina a pisar as uvas, tudo rodeado pela melhor atmosfera festiva.

 

O Carnaval também é comemorada com paixão na Madeira, mas sempre tentando manter as celebrações de raiz mais populares.

Na Primavera, numa ilha que deve muito da sua beleza às flores, tem lugar (em Abril) a Festa das Flores, quando tapetes florais cobrem as ruas da cidade do Funchal e o chão fica colorido no mercado das flores. Sábado é a vez do desfile das crianças, e no domingo terminam as festividades com o Grande Desfile da Flor, cheia de espectaculares carros alegóricos, repletos de flores, que vestem a cidade com um prisma fantástico.

 

Não é possível terminar este passeio pela Madeira sem mencionar as suas noites, arrulladas pelo murmúrio do Oceano Atlântico. Deguste um vinho da Madeira ou um cocktail de frutas num dos terraços ou bares das diferentes localidades das ilhas, melhor ainda se puder combiná-lo com o espectáculo de um magnífico pôr do sol. Além disso, há abundância em discotecas e música ao vivo nos bares mais modernos. Em Porto Santo, o lugar perfeito para procurar diversão nocturna é Penedo do Sono, uma área de lazer repleta de discotecas, bares e restaurantes.

Madeira

Nesta secção de guias de Madeira poderá encontrar as guias de viagem dos principais destinos de Madeira. Com estas guias descobrirá a melhor informação do destino seleccionado: lugares para visitar, conselhos de viagem, gastronomia, e muito mais.