Ir a home de Logitravel.pt

Férias e viagens baratas para Turquia

As suas férias em Turquia começam aqui

Ofertas de viagens para as suas férias

  1. Riviera Turca
  2. Istambul
  3. A Capadócia
  4. Kusadasi
  5. Península de Bodrum
  6. Marmaris

Pacotes Voo + Hotel a Turquia

Encontre as melhores ofertas de Pacotes de Férias para Turquia

Viagens Turquia mais Populares

Circuitos com transfers e guias turísticos incluídos, Viagens combinadas de 2 ou mais destinos e Percursos de Carro com voos, hotéis e automóvel de aluguer

Hotéis em Turquia

Encontre o seu hotel ao melhor preço em Turquia

Escapadinhas em Turquia

Descubra as nossas escapadinhas em Turquia com excursões, entradas... incluídas

Guia de destino

Nemrut: As cabeças dos deuses esquecidos

Na região sudeste da Anatólia encontramos o fascinante pico de Nemrut Dagi, um dos recintos arqueológicos mais importantes de toda a Turquia situado na cordilheira de Antitauro dentro do Parque Nacional com o mesmo nome e considerado por muitos a oitava maravilha do mundo graças a umas imponentes estátuas de pedra no seu cume. Estes vestígios devem-se ao desejo do rei Antíoco I de construir um túmulo funerário composto por figuras de si próprio assim como de dois leões, duas águias e diferentes deuses arménios, gregos e persas. Um espectáculo visual que adorna uma paisagem impossível de esquecer.

 

Estamos perante um lugar sobre o qual, curiosamente, não se soube nada até 1881, quando o engenheiro alemão Karl Sester ficou perplexo com o que encontrou no cume. Nas últimas décadas os terramotos têm castigado a zona decapitando quase todas as estátuas e dado à paisagem um toque insólito de corpos rochosos com mais de dois metros de altura.

 

Enquanto nos deixamos seduzir pela magia deste lugar declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1987, as ruínas do reino de Comagene dão-nos uma ideia da cultura que habitou esta zona entre os séculos I y II d.C. caracterizada por amalgamar elementos persas com helenísticos. Um choque entre passado e presente rodeado por uma grande riqueza natural: isto é Nemrut Dagi, um destino a não perder se visita a Turquia.

Encontrará toda a informação para a sua viagem no nossoVer guia completo
Nemrut: As cabeças dos deuses esquecidos

Oludeniz, praias de filme na Turquia

A pequena cidade turística de Oludeniz, localizada na região de Mugla, é um dos destinos sol e praias mais requisitados do Mar Egeu. O seu belo litoral de areia branca e águas azul-turquesa e o ambiente natural incomparável fizeram dela uma das mais fotografadas do mundo. A limpidez das águas permitirá que aprecie como nunca o snorkeling e o mergulho. A praia tem duas partes principais, uma de mar e outra chamada Lagoa Azul que se liga à anterior por uma passagem arborizada e encantadora entre montanhas. A oferta completa-se com a possibilidade de praticar parapente, mergulho, excursões de barco e conhecer locais inesquecíveis nas proximidades, como o Vale das Borboletas. Se há um lugar a recomendar na Turquia, Oludeniz tem de estar na lista.

 

Não perca
Oludeniz dispõe de lugares únicos a que só se pode aceder por mar. Da praia partem barcos para percorrer a baía com refeição a bordo. A estrela destes percursos é aquele que nos leva ao famoso Vale das Borboletas. Um vale perdido entre duas falésias com uma praia virgem no final que dá para o mar e para a cascata de um rio. Perto da praia poderá relaxar nos curiosos bares de praia que oferecem bebidas e comida num cenário de filme. Os barcos costumam parar por uma hora para nos permitir ir até ao início do vale e ter tempo para voltar e dar um mergulho na praia. Fora da temporada de verão, há até turistas que acampam no vale e esperam pelo barco do dia seguinte.

Oludeniz, praias de filme na Turquia

Éfeso

Éfeso é sempre uma das paragens imprescindíveis para os viajantes que querem conhecer os encantos da Turquia. Entre as suas atrações encontrará uma das joias arqueológicas do país: as famosas "Ruínas de Éfeso”, onde poderá apreciar a herança grega e romana da cidade.

 

A antiga cidade de Éfeso fazia parte das doze cidades jónicas localizadas nas margens do mar Egeu, enriquecida pelo seu ativo porto comercial. Um passado de que hoje são testemunhos uma imensa ágora de comércio que se pode ver nas ruínas. Mas, além disso, Éfeso foi o centro cultural da região. A prova disso é a imponente Biblioteca de Celso, cuja fachada ainda permanece de pé.

 

Se visitar as famosas ruínas de Éfeso, recomendamos que visite:

    <li>O anfiteatro</li>
    <li>A Avenida do Mármore</li>
    <li>A Biblioteca de Celso</li>
    <li>A Porta de Mihidrates e Mazues</li>
    <li>A Ágora do Comércio</li>
    <li>O Templo de Adriano</li>
    <li>A Fonte de Trajano</li>
    <li>O Templo de Domiciano</li>

Éfeso

O Castelo de Pamukkale

Prepare-se para descobrir um local cheio de surpresas, subir uma ladeira descalço enquanto aprecia vistas privilegiadas, banhar-se numa piscina com ruínas da hierápolis... E é que tudo o que pode acontecer na carismática Pamukkale, uma área natural localizada no sudoeste da Turquia, especificamente no vale do rio Menderes, declarada pela sua beleza Património da Humanidade pela Unesco. As águas termais e cataratas brancas fossilizadas são apenas alguns dos seus atrativos e dão forma a uma paisagem única só comparável a outras maravilhas como as termas de Mammoth (EUA) ou Huanglong (China). Com estas credenciais, não é de surpreender que todos os anos milhões de pessoas venham a Pamukkale para contemplar com os próprios olhos uma das paisagens naturais mais impressionantes do planeta.

O Castelo de Pamukkale

O Mosteiro de Mevlana

Considerado um dos lugares mais importantes do misticismo islâmico, o mosteiro de Mevlana foi construído no século XIII por Khalad ad-Din Rumi, fundador da Ordem dos Dervixes Rodopiantes. O conjunto, que desde 1926 acolhe o Museu de Arte Islâmica, inclui o mausoléu de Mevlana, coberto em 1295 por um cone cerâmico verde-esmeralda e outros edifícios que datam do século XVI. Todo o complexo impressiona pela decoração refinada e rica e pela qualidade das peças expostas, desde as madeiras talhadas aos objetos de ouro e prata, obras caligráficas, tapetes sumptuosos e tecidos valiosos.

O Mosteiro de Mevlana

Organize a sua viagem

QUANDO IR? 
Outono e Primavera são as melhores estações para ir. Turquia é um país muito o extenso que conta com vários climas distintos dependendo da zona, apesar da maior parte do seu clima ser mediterrânico, com verões quentes e secos e invernos suaves e chuvosos. Na zona mais ocidental, os verões são entre temperados e quentes e os invernos suaves (Istambul, Pamukkale, Samsun, Éfeso, Izmir). Na zona mais oriental, os verões são entre suaves e quentes, e os invernos frios (Capadócia, Ancara). 

    <li><span style="line-height: 1.6em;">Temporada alta (Junho-Agosto) </span></li>
    <li><span style="line-height: 1.6em;">Temporada média (Maio e Setembro) </span></li>
    <li><span style="line-height: 1.6em;">Temporada baixa (Outubro-Abril) </span></li>

 

SEGUROS DE SAÚDE
O Cartão Europeu de Seguro de Doença NÃO é válido na Turquia. Os serviços de saúde são de carácter público, mas também de semi-público e privado. Recomendamos a contratação de um seguro médico privado. Em caso de emergência, contacte com a embaixada em Ancara.

 

VACINAS
Não são exigidas vacinas para viajar à Turquia. Porém, convém estar vacinado contra tétano, hepatites, poliomielite e febre tifoide. Perguntar ao seu médico em caso de dúvida.

 

CONDUZIR NA TURQUIA
Para conduzir na Turquia é necessária uma Carta de Condução Internacional, o passaporte e os documentos do carro e a apólice do seguro. Caso conduza um carro que não está em seu nome, deverá levar consigo um documento notarial. Turquia possui um extensa rede de estradas e auto-estradas em bom estado. Circula-se pela direita como em Portugal. Os autocarros costumam ser um meio de transporte rápido e eficiente. Os comboios são lentos. Caso disponha de carta de condução poder circular de forma temporal sem problemas. (+info: http://www.howtodrivein.com/turkey.php)

 

ELECTRICIDADE
Corrente eléctrica: 230V 50Hz (como em Espanha). As entradas das tomadas são também como no nosso país.

 

FUSO HORÁRIO
Em relação a Portugal são duas horas mais tarde. Hora standard: UTC/GMT +2 horas. No Verão, os relógios adiantam-se uma hora.

Como chegar

Principalmente de avião apesar de também ser possível reservar automóveis ou circuitos com transporte incluído (cruzeiros, autocarros, comboios).

 

Aeroportos principais 
Os principais aeroportos internacionais estão na Turquia Ocidental. Entre os quais: 

 

    <li>Aeroporto de Ankara</li>
    <li>Aeroporto de Anatalya</li>
    <li>Aeroporto de Bodrum</li>
    <li>Aeroporto de Dalaman</li>
    <li>Aeroporto de Istambul Atatürk
    <ul>
    <li>Tel.: +90 (212) 465 30 00</li>
    <li>Fax.: +90 (212) 465 35 47</li>
    <li> </li>
    </ul>
    </li>
    <li>Aeroporto de Istambul Sabiha Gökçen
    <ul>
    <li>Tel.: +90 (212) 585 50 00</li>
    <li>Fax.: +90 (212) 585 51 14</li>
    <li> </li>
    </ul>
    </li>

Telefones de interesse

O indicativo de telefone para ligar para a Turquia do estrangeiro é o 0090 (+90). Poderá encontrar cabines telefónicas por todo o país. Para utilizá-las tem de obter uns cartões magnéticos (Telefon Karti – Kontörlu kart) que poderá adquirir nos balcões de correios e nos quiosques. Em todos os hotéis é possível realizar chamadas internacionais, mas é recomendável perguntar as tarifas antes de ligar porque variam segundo o hotel. Um cartão de 100 TRY permite falar cerca de 50 minutos para telefones fixos e 10 minutos para telemóveis.

 

POLÍCIA TURÍSTICA

    <li>Turizm Sube Müdürlügü, Yerebatan Caddesi, 6, Sultanahmet</li>
    <li>Tel.: +90 (212) 527 45 03</li>
    <li>Tel.: +90 (212) 528 53 69</li>

 

TELEFONES ÚTEIS

    <li>Informação turística: 170</li>
    <li>Ambulância: 112</li>
    <li>Ambulância privada: 0212 2470781</li>
    <li>Polícia: 155</li>
    <li>Jandarma (Polícia rural): 156</li>
    <li>Bombeiros: 110</li>
    <li>Informação chegadas internacionais aeroporto de Istambul: Tel.:+90 (212) 6630793</li>
    <li>Embaixada de Portugal em Ancara: o Tel.:+90 312 405 41 01 / 09 </li>

 

TELEFONES DE ATENÇÃO AO TURISTA 
Balcão de informação turística em Istambul 
Balcão Regional Istambul

    <li><span style="line-height: 1.6em;">Süleyman Seba Cad., 7, Besiktas </span></li>
    <li><span style="line-height: 1.6em;">Tel.: +90 (212) 258 77 60 </span></li>
    <li><span style="line-height: 1.6em;">Fax: +90 (212) 258 77 23 </span></li>

Hotel Hilton, Taksim/Elmadag 

    <li><span style="line-height: 1.6em;">Tel.: +90 (212) 233 05 92 </span></li>

Karaköy Limani Yolcu Salonu Içi, Karaköy

    <li><span style="line-height: 1.6em;">Tel.: +90 (212) 249 57 76 </span></li>

Sirkeci Turizm Danisma Müdürlügü 

    <li><span style="line-height: 1.6em;">Tel. +90 (212) 518 18 01 </span></li>
    <li><span style="line-height: 1.6em;">Fax: +90 (212) 518 12 79 </span></li>

Aeroporto Atatürk, Yesilköy

    <li><span style="line-height: 1.6em;">Tel.: +90 (212) 465 30 00 </span></li>
    <li><span style="line-height: 1.6em;">Fax: +90 (212) 465 35 47 </span></li>

Aeroporto Sabiha, Gökçen

    <li><span style="line-height: 1.6em;">Tel.: +90 (216) 585 50 00 </span></li>
    <li><span style="line-height: 1.6em;">Fax: +90 (216) 585 51 14</span></li>

Documentação necessária

Documentação Necessária
É necessária documentação pessoal válida (Passaporte ou Cartão de Cidadão). Actualmente obter o visto é mais fácil que nunca: entre em www.evista.gov.tr e em poucos passos poderá obter o visto da forma mais simples e efectiva tendo uma vigência para estadias de até 90 dias sem necessidade de filas. A maioria dos cidadãos de países ocidentais NÃO necessita visto e podem comprá-lo à chegada ao aeroporto (a partir de 15€). Caso não tenha obtido previamente o visto virtual é possível obter um autocolante que se adquire ao chegar ao aeroporto ou posto fronteiriço. Este tem uma validade de 90 dias. Em muitos casos 180 dias. Ao sair depois de três meses na Turquia não se pode voltar a entrar durante três meses. O preço do visto varia. Não é necessária fotografia.

 

Impresso de Aduanas
Para artigos superiores a 1500€ devem ser pagos impostos de importação.

 

Produtos livres de impostos
600 cigarros, 200g de tabaco, 2kg de café, chá, chocolates ou doces, 1 litro de álcool, 2 litros de vinho ou cerveja, 600ml de diferentes tipos de perfume, 1 máquina fotográfica com 5 rolos, 1 câmara de vídeo com 10 cassetes, portátil, telemóvel. Não há limite de divisas. Presentes/lembranças/souvenirs no valor de 430€ (150€ para menores de 15 anos).

Embaixadas e consulados

Embaixada de Portugal na Turquia

    <li>Kirlangiç Sokak 39, GOP Ankara</li>
    <li>Tlf: (00 90) 312 405 41 01 / 09; (00 90) 312 405 60 28 / 9 </li>

 

Consulado Honorário em Istambul

    <li>Findikli Meclisi Mebnsan Caddesi 157 Kat 5 80040 Kabatas-Istambul</li>
    <li>Tlf: +(90212) 2519118</li>

 

Consulado Honorário em Antália 

    <li><span style="line-height: 1.6em;">Akis Denzicilik - Liman Mahallesi Akdeniz Bulvari - Aktur Ap. N.º 262/11 007070 Antalya</span></li>
    <li><span style="line-height: 1.6em;">Tlf: 0090 242 2590083</span></li>

 

Embaixada da Turquia em Portugal 

    <li><span style="line-height: 20.7999992370605px;">Avenida das Descobertas 22, 1400-092 Lisboa</span></li>
    <li><span style="line-height: 20.7999992370605px;">Tlf: 213 003 110 </span></li>

Moedas e tipos de câmbios

Moeda turca 
A moeda turca é a turk lirasi (la lira turca; TRY). Existem notas de 5, 10, 20, 50, 100 e 200, e moedas de 1, 5, 10, 25 e 50 kurus e de uma lira. Actualmente a lira turca é uma moeda estável. Porém, em anos anteriores após uns anos de inflação elevada foi criada uma nova lira turca anti-inflação; o visitante deve estar atento no caso de alguém tentar dar-lhe antigos kurus, esta lira turca já não é válida, mas se for ao banco Ziraat trocarão por liras modernas. Devido ao facto da hiperinflação ter posto muitos zeros na sua lira, hoje em dia podemos encontrar preços de 10TRY e que o empregado da loja peça 10.000.000 TRY. Se vamos comprar a um bazar, convém levar em numerário já que a falta de troco é muito comum.

 

Cartões de crédito
Os cartões Visa e MasterCard/Euro Card costumam ser aceites nos hotéis, lojas e restaurantes situados fora das principais zonas turísticas e centros urbanos. Os cartões American Express costumam ter mais aceitação nos estabelecimentos luxuosos.

 

Câmbio de divisas
Os euros, as libras esterlinas, os ienes japoneses e os dólares americanos são as moedas mais fáceis de trocar. Os balcões de câmbio não cobram comissão, oferecem uma taxa inferior à dos bancos e estão situadas nas zonas turísticas e de mercado, onde costumam estar as melhores tarifas, assim como em alguns dos balcões de correios (PTT), lojas e hotéis. A lira turca é débil frente às moedas ocidentais e, por este motivo, é provável que na Turquia consiga um melhor tipo de câmbio que em qualquer outro sítio. A lira perde valor fora da Turquia, por isso convém gastar todo o dinheiro antes de regressar ao nosso país.

 

Bancos
Nos bancos é mais fácil fazer o câmbio por divisas menores, apesar de dificultarem esta acção. Na Turquia não existe o mercado negro de moeda.

 

Caixas automáticas
As caixas automáticas dispensam liras turcas e, em algumas ocasiões também euros e dólares americanos aos utilizadores de Visa, Mastercard, Cirrus e Maestro. Ë preciso procurar os seus logos nas máquinas, presentes na maioria das localidades que costumam oferecer instruções em vários idiomas, incluindo em inglês. Se vai movimentar-se por localidades rurais recomendamos que levante dinheiros nas caixas das grandes cidades e recomendamos levar dinheiro de reserva, caso o cartão fique preso na máquina. Costuma ser difícil recuperá-los porque são operadas por franchisings e não pelos próprios bancos.

Como receberei a documentação da minha viagem?

Quase todas as companhias aéreas já emitem os bilhetes electrónicos. Por este motivo, toda a documentação da sua viagem será enviada por e-mail.

Apenas deverá imprimi-la e apresentar-se o dia da sua viagem nos balcões indicados na confirmação

Deverá estar atento se viaja com uma companhia low cost, já que muitas delas exigem a apresentação do cartão de embarque (que deverá realizar através do seu web) para que não lhe seja cobrado um suplemento extra no aeroporto.

Caso seja necessário enviar-lhe a documentação de um pacote de férias (Caraíbas, circuitos, tours...), enviaremos a documentação da sua reserva cerca de 10 dias antes da partida, e deverá levá-la consigo na viagem.
Esta documentação será será solicitada no balcão da companhia aéreen ao realizar o check-in no dia da partida.