Ir a home de Logitravel.pt

Férias e viagens baratas para Guanajuato

As suas férias em Guanajuato começam aqui

As melhores ofertas para as suas férias

Grandes Viagens mais Populares

Circuitos com transfers e guias turísticos incluídos, Viagens combinadas de 2 ou mais destinos e Percursos de Carro com voos, hotéis e automóvel de aluguer

Guia de destino

Guanajuato: Terra de lendas e história

Guanajuato, capital cervantina de América e centro universitário, foi no passado uma cidade chave na independência mexicana. Actualmente, esta encantadora urbe alberga autênticas jóias coloniais e está incluída na lista das cidades Património da Humanidade destacadas pela UNESCO pela sua beleza e cultura. São muitos os aqueles que situam o centro geográfico do país nesta terra mítica. A prata teve muita relação com o seu papel histórico. O próspero jazigo de La Valenciana enriqueceu a cidade, dotando-a duma personalidade própria e salpicou as suas ruas de belos edifícios.

 

Percorra o seu centro histórico, repleto de toques europeus e ruelas empedradas e sobem e descem pela ladeira. As arvoradas praças estão ocupadas por cafés ao ar livre, museus, teatros, mercados e monumentos históricos. Não regresse sem provar a sua excelente gastronomia e deliciosos vinhos. Guanajuato é também uma cidade de ruínas históricas e lendas. Um dos lugares mais frequentados pelos casais é o conhecido Callejón del Beso, uma rua tão estreita na qual é possível beijar-se desde varandas opostas. Visite a Casa-Museu de Diego Rivera, o Museu das Múmias, a sua antiga universidade, o monumento El Pipila e o Museu Iconográfico de D. Quixote, onde poderá descobrir um surpreendente universo cervantino onde convivem o famoso Fidalgo e o seu inseparável companheiro Sancho Pança.

Encontrará toda a informação para a sua viagem no nossoVer guia completo
Guanajuato: Terra de lendas e história

Guanajuato, um mundo subterrâneo

A melhor forma de explorar o centro histórico de Guanajuato é caminhando pelas suas ruas. Praças de estilo europeu entrelaçam-se pelas ruas empedradas e ruelas e serpenteiam para cima e para baixo ao longo da ladeira. Percorrê-lo em coche é um grande desafio. Muitas das suas calçadas são demasiado estreitas para permitir a passagem dos automóveis. Um traçado urbano que Guanajuato solucionou graças a uma rede de túneis subterrâneos pavimentados com paralelos e bem iluminados. Uma das primeiras coisas que notará ao chegar a Guanajuato é o facto dos automobilistas utilizarem uns túneis cuja organização é similar ao sistema de metro. Há escadas que pedra que conduzem da tua até aos túneis subterrâneos, oferecendo aos peões uma alternativa ao labirinto de ruelas que chegam ao centro histórico. Guanajuato é uma cidade imersa em lendas e os seus famosos túneis não são uma excepção. Segundo comentam os seus habitantes, a Llorona deambula há anos pelos túneis de Guanajuato. Mesmo que não tenha de conduzir durante a sua visita, vale a pena visitar este mundo debaixo da terra.

Organize a sua viagem

Pode começar a preparar a sua viagem ao México a partir deste momento. Facultamos toda a informação necessária para que a sua viagem ao país dos antigos maias seja perfeita.

QUANDO IR?

México tem um clima tropical com uma estação seca e quente que se estende de Junho a Novembro. Ao escolher da data da sua viagem, tenha em conta que de Setembro a Novembro se podem produzir furacões. Durante a temporada alta, que engloba a época estival e os meses de Dezembro a Março, os preços costumam ser mais elevados. Se deseja conhecer o país ao melhor preço, deverá viajar em Outubro ou Novembro.

SEGUROS DE SAÚDE

É recomendável contratar uma apólice de seguros que cubra a assistência sanitária durante a viagem. Existem apólices de viagens que para além de cobrir os gastos médicos, cobrem a anulação da viagem e os possíveis roubos. Se prevê praticar mergulho durante as suas férias, deve rever a apólice contratada. Em determinadas ocasiões é necessário complementá-la com algum seguro adicional.

VACINAS

O turista que visita o México não está obrigado a vacinar-se. Recomendamos que antes de viajar reúna um estojo de primeiros socorros com antissépticos, antihistamínicos e analgésicos. Se visita áreas rurais ou zonas selvagens tenha em conta que beber água e tomar alimentos crus lhe pode produzir algum transtorno digestivo. Durante os seus passeios beba água mineral, coma alimentos cozinhados e tenha ao seu alcance a medicação adequada.

CONDUZIR NO MÉXICO

A carta de condução portuguesa é válida para alugar e conduzir um veículo no México. Porém, para conduzir é necessário ter mais de 21 anos, carta de condução em vigor, passaporte e cartão de crédito. O preço do combustível é mais baixo que na Europa.

Em algumas zonas rurais não é fácil encontrar umas bombas de gasolina. Se tem previsto realizar longas viagens e por zonas de baixa densidade populacional, recomendamos estar pendente do depósito e enchê-lo com regularidade. Tenha em conta também que nos trópicos anoitece muito rápido e que algumas zonas e áreas rurais carecem de iluminação.

ELECTRICIDADE

O sistema eléctrico no México é de 110 voltes, com tomadas de tipo americano. Para carregar todo o tipo de utensílios electrónicos que necessitem rede eléctrica deverá utilizar um transformador e um adaptador para tomadas.

FUSO HORÁRIO

No México existem três zonas horárias: Noroeste, Pacífico e Centro. Entre a primeira e a segunda, e a segunda e a terceira, existe uma hora de diferença. A zona de Cancun e Yucatán tem seis horas de atraso com respeito a Portugal continental. O país conta com horários de Verão e Inverno. Do primeiro Domingo de Abril ao último domingo de Outubro está vigente na maior parte do país o horário de Verão. Neste horário, os relógios atrasam uma hora, Sonora é o único estado de México onde não se aplica a mudança de horário.

Documentação necessária

Os cidadãos da União Europeia (UE) devem apresentar o passaporte para poder entrar no país com uma validade mínima superior a seis meses à data de entrada no México. No país de verá preencher o Formulário Migratório de Turistas (FM-T), que se deve conservar até ao regresso.

As principais companhias aéreas proporcionam este documento durante a viagem. É necessário incluir a seguinte informação no formulário: número de dias que passará no país, número de passaporte, destino, cidade de procedência e outros dados. A perda deste documento implica uma multa e é necessário ir a uma Oficina de Inmigración para conseguir outra cópia.

IMPRESSO DE ADUANAS

É necessário preencher um formulário de Declaração de Aduanas. Se no aeroporto se sai pela saída de cidadãos que não tem nada a declarar, é necessário premir o semáforo de fiscal. Se aparece a luz verde, pode-se passar. Se aparece a vermelha, terá de mostrar a sua bagagem. A selecção é aleatória.

VIAGENS DE NEGÓCIO

Se prevê realizar uma viagem de negócio, deverá levar e apresentar 30 dias antes da viagem o formulário FM-N. Este cartão de turista permitirá realizar actividades comerciais, mas não aceitar um emprego durante um período de 30 dias. Se viaja ao país por motivos que não são de turismo e negócios, o prevê que permanecerá mais de 180 dias, necessitará obter um visto e deverá apresentar um passaporte vigente. Os cidadãos portugueses que tenham previsto trabalhar ou viver no México deverão solicitar o visto mexicano na Embaixada do México em Lisboa.

Como chegar

O México conta com uma moderna rede de aeroportos que ligam o país com as principais cidades de todo o mundo.

CIRCUITOS TURÍSTICOS

Cada vez é maior o número de turistas que, após chegar ao México, se embarcam em atractivos e completos circuitos turísticos, uma das opções mais interessantes para conhecer em pouco tempo os principais lugares de interesse, a cultura e a gastronomia deste diverso país. Recomendamos os circuitos “México Em Detalhe”, “México Colonial Completo”, "Escapadinha a México D.F. e Recintos Pré- colombianos Ao Seu Gosto” e “México D.F. e Acapulco Essencial Ao Seu Gosto”.

PACOTES TURÍSTICOS E TRANSPORTE

Muitos viajantes contratam pacotes turísticos que incluem voos, transporte desde e até ao aeroporto e o hotel e o alojamento em regime de tudo incluído.

AEROPORTOS PRINCIPAIS

    <li>Aeropuerto Internacional de Cancún: (998) 848 72 00</li>
    <li>Aeropuerto Internacional de la Ciudad de México "Benito Juárez": (55) 24 82 24 24</li>
    <li>Aeropuerto Internacional de Monterrey: 52 (81) 82 88 77 00 • Aeropuerto Internacional de Guadalajara: (52 33) 36 88 52 48</li>
    <li>Aeropuerto Internacional de Los Cabos: (624)146 51 11 • Aeropuerto Internacional de Puerto Vallarta: (322) 221 12 98</li>
    <li>Aeropuerto Internacional de Acapulco: (52) 744 435 20 60</li>
    <li>Aeropuerto Internacional de Mazatlán: (669) 982 23 99</li>
    <li>Aeropuerto Internacional de Cozumel: (52) 98 78 72 20 81</li>

Onde alojar-se

O México conta com uma variada oferta hoteleira. O leque de alojamentos é variadíssimo e há para todos os gostos e carteiras. A qualidade dos hotéis no México é geralmente boa e conta também com hotéis desenhados com acerto e bom gosto. .

Muitos deles, sobretudo na zona das Caraíbas Mexicanas, dispõem da opção de “tudo incluído” e oferecem alojamento, instalações de qualidade, uma grande variedade de serviços e uma atractiva oferta de ócio e gastronomia. No México, pode encontrar exclusivas villas e hotéis de luxo, encantadores hotéis boutique e haciendas com todo o ambiente mexicano, gigantescos complexos de férias e típicos bungalows situados em fantásticas paisagens naturais repletas de tradição.

Telefones úteis

INDICATIVOS TELEFÓNICOS

Antes de viajar para o México é recomendável familiarizar-se com os seus indicativos. Para ligar para outra região do México é necessário marcar 01 seguido do indicativo da área que sempre encontrará indicado na lista telefónica (por exemplo, 998 para Cancun, 997 para Playa del Carmen). Para ligar dentro da mesma zona apenas terá de marcar um número de sete dígitos. Lembre-se que para ligar para Portugal deve marcar o indicativo 00351 antes do número desejado.

TELEFONES PÚBLICOS

Muitos lugares públicos dispõem de telefones públicos e a chamada tem um valor aproximado de 2,50 pesos/minuto. Há cabines que funcionam com moedas e cartões de pré-pagamento. Nas zonas turísticas é frequente ver cabines brancas nas quais se podem realizar chamadas internacionais.

CARTÕES DE PRÉ-PAGAMENTO

Tem cartões de vários preços e poderá adquiri-las em postos de revistas e nos estabelecimentos que contam com o seguinte letreiro: “LADATEL de venta aquí”, Há de 20, 30, 50 e 100 pesos. Os telefones que dizem “LADA” permitem realizar chamadas de longa distância; para chamadas locais, os de TELMEX apresentam as melhores tarifas.

ATENÇÃO AO TURISTA

    <li>Oficina de Inmigración, Aeropuerto de Cancún: (998) 886 0092</li>
    <li>Embaixada de Portugal: Morada: Alpes 1370 (entre Montañas Rocallosas y Montes Apalaches), Colonia Lomas de Chapultepec, Delegación Miguel Hidalgo, CP 11000, México D.F. - Tel. (+5255) 55207897 (Ext. 103 / 106)</li>

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA

    <li>Número de emergências para toda a República: 066. Poderá pedir assistência de Protecção Civil, polícia, Cruz Vermelha (serviço médico) e bombeiros.</li>
    <li>Acidentes nas estradas. “Ángeles Verdes”: (55) 52 50 82 21</li>

NÚMEROS DE AUXÍLIO

    <li>Atenção a vítimas de delito: 01 800 007 45 33</li>
    <li>Emergências maiores: 56 83 22 22</li>
    <li>Linha de atenção ao turista: 078</li>

Como receberei a documentação da minha viagem?

Quase todas as companhias aéreas já emitem os bilhetes electrónicos. Por este motivo, toda a documentação da sua viagem será enviada por e-mail.

Apenas deverá imprimi-la e apresentar-se o dia da sua viagem nos balcões indicados na confirmação

Deverá estar atento se viaja com uma companhia low cost, já que muitas delas exigem a apresentação do cartão de embarque (que deverá realizar através do seu web) para que não lhe seja cobrado um suplemento extra no aeroporto.

Caso seja necessário enviar-lhe a documentação de um pacote de férias (Caraíbas, circuitos, tours...), enviaremos a documentação da sua reserva cerca de 10 dias antes da partida, e deverá levá-la consigo na viagem.
Esta documentação será será solicitada no balcão da companhia aéreen ao realizar o check-in no dia da partida.

As nossas viagens