Escócia, 8 Dias Adicionar a Favoritos

Percurso pelos Castelos e Palácios Escoceses 8

Ao seu gosto de carro

Escócia: Percurso pelos Castelos e Palácios Escoceses, ao seu gosto de carro

Castelos, natureza e mistérios por resolver numa Escócia medieval

Se a Escócia é conhecida no mundo por alguma coisa, é pela sua natureza imponente, mas também pela sua história. Uma história marcada por lendas, batalhas sangrentas, decisões reais, tragédias shakespearianas e heróis como William Wallace que colocaram a Escócia no mapa. No nosso "Percurso pelos magníficos Castelos e Palácios Escoceses" vamos descobrir todos esses segredos e muito mais. Palácios e castelos serão o fio condutor desta apaixonante rota. À medida que avança a viagem, descobrirá que cada um deles tem um charme especial e diferente. Há aqueles que escondem hóspedes misteriosos, fantasmas famosos, visitas de monstros marinhos como o popular Nessy, ou lendas de contos de fadas... Outros destacam-se pela sua beleza única, empoleirados no topo de uma colina, à beira de um lago, na ponta de um penhasco íngreme e atingidos pelo o vento e pelo mar ou rodeados por jardins labirínticos onde se pode perder e escapar à realidade durante algum tempo. Dunnotar, Urquhart, Craigievar, Cawdor, Dunrobin... Todos são capazes de o levar atrás no tempo à época medieval e trazem consigo intrigantes mistérios por resolver. Atreve-se a decifrá-las? Graças ao seu carro de aluguer, poderá chegar a cidades como Speyside, onde pode provar o melhor whisky do mundo e descobrir espaços naturais de beleza sublime. O vale de Glen Coe, o Lago Lomond e a ida a uma das suas ilhas vão deixá-lo sem palavras. A nossa rota real permitir-lhe-á visitar locais com atmosferas mágicas, onde poderá desligar-se da realidade e isolar-se na solidão, bem como grandes cidades cosmopolitas como Edimburgo e Glasgow, onde poderá sentir a atmosfera animada da Escócia e desfrutar dos pequenos prazeres da vida. Descubra esta rota antológica e sinta o poder real!

Serviços incluídos na viagem

  • Vôo de ida e volta.
  • Estadia em hotel seleccionado em Edimburgo.
  • Regime seleccionado em Edimburgo.
  • Estadia em hotel seleccionado em Aberdeen.
  • Regime seleccionado em Aberdeen.
  • Estadia em hotel seleccionado em Inverness.
  • Regime seleccionado em Inverness.
  • Estadia em hotel seleccionado em Glasgow.
  • Regime seleccionado em Glasgow.
  • Aluguer de carro.
Itinerário Completo

Dia 1: Portugal - Edimburgo (Castelo de Edimburgo - Palácio de Holyroodhouse)

Saída do voo da cidade de origem até Edimburgo e recolha do carro de aluguer. Há meia-hora de caminho do aeroporto até ao centro da cidade, mas servirá para ir praticando isto da condução à esquerda enquanto o resto dos passageiros desfruta das paisagens. Dispõe do resto do dia para visitar a cidade e para ir praticando o inglês com a pronúncia tão particular da zona. Para isso, não há nada melhor do que perder-se pelo Old Town ou por Royal Mile. É uma zona cheia de magia e onde se respira um ar medieval. No Castelo de Edimburgo, por exemplo, poderá visitar os quartos e contemplar as joias da coroa escocesa. Uma das joias do país é, sem dúvida, o seu whisky. Em Edimburgo poderá assistir à Scotch Whisky Experience, todo um luxo. A rainha tem a sua residência oficial no Palácio de Holyroodhouse, uma maravilha arquitetónica situada junto a uma montanha imponente. Mas no que toca a vistas, melhores são as que oferece a colina Calton Hill. De cima tem uma panorâmica inesquecível da cidade, como o mar como fundo. A animação noturna também é uma especialidade da cidade. Perca-se nos pubs à procura de uma boa cerveja antes de dormir. Alojamento em Edimburgo.

Dia 2: Edimburgo - Castelo Stirling - Palácio de Linlithgow - Edimburgo

Saímos de Edimburgo no carro de aluguer em direção de Stirling, famosa pelo seu monumento a William Wallace, o herói escocês. Demorará cerca de uma hora a chegar a uma das mais antigas cidades da Escócia. Hoje ainda é possível visitar o seu castelo do século XI, cuja localização é espetacular, no topo de uma colina e coroada pelo grande monumento a Wallace, uma torre de 67 metros visível de qualquer ponto da cidade. Aproveite a sua visita a Stirling para comprar algum souvenir do herói da cidade (aqui vai encontrar todos os tipos de souvenirs) e para provar os "haggis", o prato escocês feito com entranhas e acompanhado de puré de batatas. Uma vez tenha o estômago cheio, poderá andar cerca de meia-hora de carro até Linlithgow, a cidade onde ele nasceu Maria Stuart. O seu encanto reside na sua localização, nas margens do Linlithgow Loch, e no seu antigo palácio do século XV que é hoje uma das ruínas mais visitadas da Escócia. Está localizado no centro da aldeia sobre uma bela colina. Um passeio pela High Street também é uma boa escolha para terminar um dia perfeito. Regresso e alojamento em Edimburgo.

Dia 3: Edimburgo - Castelo de Glamis - Castelo de Dunnottar / Stonehaven - Castelo de Craigievar / Aberdeen

Hoje sairá de Edimburgo à procura de três emblemáticos castelos escoceses. A sua primeira paragem será no Castelo de Glamis, um magnífico edifício localizado a quase duas horas de Edimburgo e que é famoso pelas suas lendas misteriosas. Muitos juram que os hóspedes do castelo sempre repararam na presença de fantasmas. Assim, se o visitar, também descobrirá se realmente existe a "Grey Lady" de que todos falam. Continue ao longo da estrada durante algumas horas para chegar ao Castelo de Dunnottar, ao lado de Stonehaven. A sua localização deixá-lo-á sem palavras, visto que é na ponta de um penhasco, atingido pela força do mar e do vento. Subir até lá pelo acesso junto ao mar e é em si uma experiência que grandes personalidades como William Wallace e o Príncipe Charles de Inglaterra não perderam. Recomendamos que siga a rota até Aberdeen. É a terceira maior cidade da Escócia e nela encontrará todos os tipos de atrações: museus e galerias de arte, lojas, uma vida noturna ativa... Certifique-se que passeia pelas ruas cheias de monumentos de granito e que visita Craigievar Castle, um castelo muito ao estilo da Disney. É todo cor-de-rosa! Alojamento em Aberdeen.

Dia 4: Aberdeen - Speyside - Nairn / Castelo de Cawdor - Castelo de Inverness

Após o pequeno-almoço em Aberdeen, leve o carro na direção de Speyside, localizado a uma hora e trinta minutos de viagem, conhecido em todo o mundo como o "país do whisky de malte". Aproveite a paragem para visitar uma das suas 50 destilarias, já que aqui estão algumas das mais conhecidas. Cada um tem suas próprias tradições e a maioria oferece de visitas guiadas com degustações das suas criações. (Nota. Visitas às destilarias não incluídas). A uma hora de caminho, encontrará a cidade de Nairn, ideal para petiscar num dos seus restaurantes e passear pelas suas praias ou em torno do rio com vista para o Moray Firth. Se continuar pela estrada, chegará em apenas um quarto de hora a um dos seus maiores tesouros: o Castelo de Cawdor. Esta fortaleza do século XIV é uma das protagonistas da obra de Shakespeare, Macbeth. Aproveite para entrar e ver como se vivia na época vitoriana e em tempos posteriores. Para visitar os seus luxuosos quartos interiores e jardins idílicos vai precisar de mais de uma hora. O percurso de hoje termina na capital das Terras Altas, Inverness, que será a nossa base operacional durante os próximos dias. Antes do jantar, pode visitar o castelo, o museu e passear por uma das suas ruas mais antigas, Church Street. Alojamento em Inverness.

Dia 5: Inverness - Sutherland - Dornoch / Castelo de Dunrobin - Inverness

Saia temporariamente de Inverness para fazer uma viagem de carro de uma hora para norte até chegar a Dornoch, a capital da região de Sutherland, uma área cheia de contrastes, onde verificará que a sua costa e as suas montanhas se fundem num só. Pelo caminho, desfrute de cidades como Tain, a mais antiga vila real da Escócia, cuja história conta que antigamente os peregrinos vinham aqui para ver as relíquias de São Duthac. Uma vez em Dornoch, passeie pelo centro da cidade e contemple a sua Catedral, que foi construída no século XIII. É apenas o prelúdio para o que verá depois. O Castelo de Dunrobin é um dos sítios onde o tempo parou na Idade Média. O seu interior é luxuoso e o ambiente é idílico. É um bom plano ver uma das demonstrações de falcoaria que se fazem no castelo e ir depois comer um "lunch" no restaurante e desfrutar da gastronomia do lugar. Uma vez fora do castelo, perca-se pelos jardins labirínticos e maravilhosamente cuidados. Tudo isto com vista para o mar, como não podia deixar de ser. À tarde, voltamos a Inverness, localizada a uma hora e quinze minutos. Tem tempo para explorar seus recantos mágicos e desfrutar da sua atmosfera. Passeie ao longo do Rio Ness e saboreie os pratos típicos nos seus restaurantes. Uma recomendação? Que tal um bom bife de Angus ou um robalo frito? E tudo isto acompanhado de uma cerveja bem servida. Alojamento em Inverness.

Dia 6: Inverness - Lago Ness - Castelo de Urquhart - Glencoe - Lago Lomond - Glasgow

Hoje há que madrugar um pouco se quisermos aproveitar bem o dia. Começaremos por nos despedir de Inverness, pois não voltaremos à capital das Terras Altas. Levará o carro na direção do popular Lago Ness, situado a trinta minutos de viagem e famoso no mundo inteiro pela lenda que conta que esconde um grande monstro nas suas águas geladas. Pode passar horas a olhar para o lago para ver se encontra o monstro! No entanto, se quiser descobrir mais sobre ele, basta percorrer o vale de Great Glen pela estrada paralela ao lago e chegará ao Centro de Exposições do Lago Ness. É também na margem do misterioso lago que se encontra um dos locais mais fotografados da Escócia: o Castelo de Urquhart. Não hesite em sair do carro para caminhar pelas suas ruínas e subir à Grand Tower. A sua localização torna-o um lugar especialmente bonito. Continue de carro pela estrada que atravessa o vale de Glen Coe e terá uma das experiências mais extraordinárias que se pode ter na Escócia. E garantimos-lhe que fará mil paragens para tirar as melhores fotografias das montanhas que o rodeiam. O nosso destino final de hoje é o Lago Lomond, o maior da Grã-Bretanha! Visto que chegará à tarde, poderá aproveitar para tirar uma fotografia de Ben Lomond, uma das montanhas mais altas da Escócia, para depois ir à descoberta da aldeia de Luss e experimentar o peixe e o marisco local. (Nota. Glencoe está a uma hora e trinta minutos de distância do Lago Lomond). Alojamento no Glasgow.

Dia 7: Lago Lomond - Glasgow

E espera-lhe a maior cidade da Escócia: a sempre animada e divertida Glasgow. Desfrute da vida numa cidade que tem tudo: compras, museus, teatro, pubs... Relaxe com um passeio à descoberta das obras de Rennie Mackintosh que decoram muitos recantos da cidade, e termine o dia num dos seus históricos pubs enquanto ouve música ao vivo e brinda com uma cerveja. É seu último dia, por isso deixe-se levar!. Alojamento em Glasgow.

Dia 8: Glasgow - Portugal

Comparência no aeroporto com antecedência suficiente para devolver o carro de aluguer e apanhar o avião que vai levar-nos de regresso à cidade de origem. Chegada. Fim da viagem e dos nossos serviços.

Notas importantes

  • - Este itinerário foi desenvolvido em colaboração com a Agência Nacional de Turismo Britânico (Visit Britain).
  • - Se pretende fazer uma excursão em ferry a alguma das ilhas da Escócia durante a sua viagem, recomendamos que reserve o bilhete com antecedência, já que os ferries oferecem serviços limitados em certas épocas do ano (especialmente no Inverno) e têm uma capacidade de carga limitada. Frequentemente esgotam os seus lugares nos fins de semana. Se viajar em época alta, recomendamos reservar 6 semanas antes da data desejada.
  • - Lembre-se que em Reino Unido se conduz na faixa esquerda.
  • - Os quartos triplos em Europa são geralmente quartos com duas camas individuais ou uma de casal, nos quais se instala uma cama extra para a terceira pessoa, com os inconvenientes que isso implica, por essa razão, desaconselhamos o seu uso na medida do possível.
  • - As excursões e visitas sugeridas para cada dia são indicativas, podendo o turista personalizar a viagem de acordo com o seu programa, gostos e necessidades.
  • - O cartão de crédito é considerado uma garantia, pelo que, por vezes, o seu uso é imprescindível para se registar nos hotéis.
  • - Normalmente os hotéis dispõem de berços para bebés. Caso contrário, terão de dividir cama com um adulto.

Edimburgo

Se está à procura de umas férias especiais, Edimburgo é o seu destino, este capital escocesa esconde inúmeros mistérios e segredos à espera de serem descobertos nos seus castelos e ruas. Edimburgo encontrará muitos museus sobre vários temas, já que tem uma grande experiência cultural, alguns deles gratuitos. Não pode ir-se de Edimburgo, sem levar uma saia escocesa (kilt) consigo, vai ser uma das grandes recordações que levará desta bela cidade.

Stirling

No centro da Escócia encontramos Stirling, uma antiga capital da Idade Média. Entre os edifícios conservados actualmente, devemos destacar a importância do Castelo de Stirling que foi construído no século XVII e que é considerado um Monumento Nacional.
Também poderá visitar a localidade de Bridge of Allan, perto de Stirling ou o Kings Park.

Linlithgow

Stonehaven

Aberdeen

Nairn

Inverness

A cidade de Inverness está localizada no Reino Unido na parte ocupada pela Escócia e nasce nas margens do rio Ness. A cidade em si tem um charme medieval embora dificilmente encontrará vestígios dessa época uma vez que todos desapareceram devido a conflitos bélicos. Em Inverness, pode visitar a Represa de Laggan localizada no rio Spean ou a Cascata Foyers, também pode passear pelas seus bosques mágicos.

Dornoch

Loch Ness

No coração da Escócia encontramos o mundialmente conhecido Lago Ness. As lendas que se ergueram em relação a Nessie, o monstro que habita as suas águas, deu origem a filmes, livros e mitos, incrementando o atractivo turístico desta zona. Independentemente da lenda, cabe destacara que as águas do Lago Ness supõem uma das maiores fontes de energia para o país.

Glencoe

A localidade de Glencoe está situada no interior do seu vale homónimo e é provavelmente um dos lugares mais belos da Escócia. É conhecido entre os seus habitantes como um dos preferidos pelos amantes do trekking e, com as suas paisagens naturais, Glencoe não passa despercebido.

Glasgow

Glasgow é a maior cidade da Escócia e dá o seu nome ao dialeto da área que é "Glaswegian". Conhecida pelos seus estaleiros navais, a cidade é a sede economica e comercial do país, bem como um dos destinos favoritos para os viajantes. Glasgow também oferece muita cultura: museus, teatros, ballet, ópera e arte em toda a sua glória.