Perfil
Reserve agora...
Suporte...
Social...
Mudar país...

As melhores ofertas de viagens em Itália

Temos todos os destinos para as suas férias, uma ampla gama de serviços de viagens: voo+hotel, pacotes de férias, voo+hotel+rent-a-car..

As viagens mais procuradas...desde Lisboa

Viagens e Férias recomendadasdesde Lisboa

Curiosidade|Veneza, la Serenissima

Veneza, la Serenissima

O Shakespeare das cidades

Marc
Texto de:
Marc
Publicado a:
25/06/2014 16:00:00
Etiquetas
Praça de São Marcos, à direita do Palácio Ducal
Praça de São Marcos, à direita do Palácio Ducal
Praça de São Marcos, à direita do Palácio Ducal
Praça de São Marcos, à direita do Palácio Ducal
Praça de São Marcos, à direita do Palácio Ducal

Praça de São Marcos, à direita do Palácio Ducal

Todos conhecemos as visitas guiadas e encontrar os monumentos e majestosos palazzos. Isso não é difícil já que aparece em todos os mapas ou cartazes. Mas já ouviu falar dos Itinerários Secretos na Cidade dos Canais, dos seus mistérios?

Com mais de 100 canais e 400 pontes, Veneza é a cidade literária por excelência. Ernst Moritz Arndt, John Ruskin, Charles Dickens, Mark Twain, Proust, Gauthier, Ruskin, Hemingway e inúmeros nombres célebres percorreram as suas ruas e foram inspirados pela cidade e pontes, a sua arquitectura e segredos, a sua decadência e o seu romantismo. Tal como disse John Addington Symonds: “É o Shakespeare das cidades: incomparável, irrebatível e por cima da inveja”.

Essa é, de facto, a cara de Veneza que enamorou e continua a enamorar a todos aqueles que a visitam e que consegue reavivar a chama dos amores praticamente extintos e liberta paixões encarceradas.

Só com escrever acerca desta cidade as minhas palavras tornam-se novelescas. Para explicar qual foi a melhor experiência que vivi na cidade posso convidá-los ao Palácio Ducal, o mais famoso de visita obrigatória devido à sua fantástica colecção de arte, começando pelas boas-vindas dadas pelas estátuas de Marte e Neptuno de Sansovino e continua, por exemplo, pelo paraíso, o qual é um dos maiores óleos do mundo e obra de Tintoretto. Este palazzo, situado na Praça de São Marcos, também guarda o tour dos Itinerários Secretos. Uma visita guiada pelas famosas e secretas salas da Chancelaria, também chamadas salas do Poder pelas reuniões secretas que ali tomavam os magistrados durante a República de Veneza e adornadas com importantes obras da pintura veneziana e que atrás delas, simples painéis de madeira escondiam um mundo muito mais escuro e sórdido em estreitos corredores, obscuras prisões em cujas celas esteve Giacomo Casanova, para terminar a visita na famosa sala de torturas.

O percurso tem a duração de 90 minutos e custa 24 €, apesar do preço se reduzir a 18 € por sermos cidadãos da União Europeia.

Apesar de talvez me ter excedido um pouco e lhe apeteça descarregar a energia recebida no tour, recomendo que venha percorrer as suas ruas desfrutando os preciosos entardeceres venezianos, quando o sol começa a descender com o objectivo de esconder-se atrás da cidade ou das ilhas mais próximas. Proponho especialmente a ilha de Murano, lugar ideal para dar um passeio rodeado pelas casitas, duma aldeia de pescadores, onde cada uma é de uma cor diferente, criando um verdadeiro carnaval visual. Como tem de ir de barco, a metade do caminho abra uma garrafa de Prosecco e brinde pela cidade, que ganha uma tonalidade âmbar à medida que vai anoitecendo.

Ler artigo completo...

Localização

Artigos relacionados...
  1. O que Audrey Hepburn se esqueceu de visitar nas suas férias em Roma...
  2. Passagem de Ano à romana

Guia de Itália